Research

Projetos de pesquisa

4D Modeling for Efficient Flight Path with Collaborative Trajectory Option Program for Brazilian Scenarios (4D EFP BR)

Descrição: The main objective of this collaborative research project between Boeing and University of Brasilia (2015-18) is to develop 4D EFP models using the methods of Artificial Intelligence and the concepts of Collaborative Trajectory Options Program (CTOP), for simultaneous operation of aircraft performing different types of approach procedures sequentially in Brazilian airspace and airports, taking full advantage of specific performance. The project is proposed in three principal topics: 1) Collaborative Trajectory Options Program (CTOP) in Brazilian air space; 2) 4D Trajectory Value Evaluation (AIDL) for Brazilian scenario; 3) Systems of Wide Information Management (SWIM) application in Brazil.

Situação: Em andamento, 2015 - Atual;

Natureza: Pesquisa.

Coordenador: Li Weigang

Integrantes:

Vitor Fillincowsky Ribeiro

Alessandro Ferreira Leite

Leonardo L. B. V. Cruciol

Daniel Alberto Pamplona

Patrick Cisuaka Kabongo

Jose Alexandre T. G. Fregnani

Antonini Pupin-Macedo

Márcio Augusto Silva Souza

Reinaldo Crispiniano Garcia

Natan de Souza Rodrigues

Financiador: The Boeing Company.

Framework do gerenciamento dos serviços no solo (Ground Handling Management) nos aeroportos (A-GHM)

Descrição: Este projeto de pesquisa (Bolsa PDJ /CNPq) tem como objetivo estudar o sistema de integração do gerenciamento de serviços de solo nos aeroportos brasileiros utilizando metodologia de inteligente artificial, através de um projeto com modalidade de Pós-doutorado no país e junto com os alunos de pós-graduação no TransLab, UnB, e com cooperação com professor da Ecole Nationale de l'Aviation Civile ? ENAC, França.

Situação: Em andamento, 2015 - Atual;

Natureza: Pesquisa.

Coordenador: Li Weigang

Integrante:

Alessandro Ferreira Leite

Financiador:Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Big Data Approach for Uncertain Environments to Improve Efficiency of Air Traffic Management

Descrição: Este projeto (Bolsa de doutorado sanduiche/CNP) pretende desenvolver uma abordagem que considere dados prévios em estruturas Big Data para criar o conhecimento necessário para serem utilizados por sistemas DSS em tempo real. Assim, pretende-se reduzir os custos operacionais nos voos com a sugestão de ajustes nos planos de voo, como a velocidade da aeronave, altitude, horários de partida e chegada no aeroportos e nos pontos de verificação do espaço aéreo. Doutorado Sandwiche no Exterior com prof. John-Paul Clarkedo Laboratório de Transporte Aéreo (ATL) no Georgia Institute of Technology, EUA.

Situação: Concluído, 2014 - 2015;

Natureza: Pesquisa.

Coordenador: Leonardo L. B. V. Cruciol

Integrante:

Li Weigang

Financiador:Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Tomada de Decisão Colaborativa para Gerenciamento de Tráfego Aéreo pela Teoria dos Jogos

Descrição: Este projeto (Bolsa PQ/CNPq) compõe uma solução de alocação de SLOTS baseado nas metodologias de Matching Problem da Teoria dos Jogos para dar suporte ao Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM). Na proposta, a expansão da filosofia na tomada de decisão colaborativa (CDM) através de um framework chamado de Deferred Acceptance CDM (DA-CDM) será desenvolvida. A solução proposta é baseada em Teoria dos Jogos, com a definição de jogadores e suas funções de utilidade, construção de algoritmos, análise de complexidade, processo de alocação de recursos, dentre outros. O desenvolvimento do framework DA-CDM converge para uma contribuição multidisciplinar no Transporte Aéreo e Ciência da Computação, além de impacto social..

Situação: Em andamento, 2014 - Atual;

Natureza: Pesquisa.

Coordenador: Li Weigang

Integrante:

Li Weigang

Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Decisão Colaborativa com Método Inteligente para Alocação de Slots de Partidas em Aeroportos - CoDMAN

Descrição: O objetivo geral deste projeto é prover um mecanismo computacional para o gerenciamento eficiente de partidas de aeronaves nos aeroportos, ou seja, a proposição de um sistema que realize a alocação e ordenação eficiente das aeronaves na pista de decolagem. Com esta pesquisa, espera-se prover uma semântica algorítmica de teoria de jogo a integrar o Sistema de Gestão de Partidas em Aeroportos - SiGePA, FINEP..

Situação: Concluído, 2012 - 2015;

Natureza: Projeto de Pesquisa - Universal.

Coordenador: Dr. Li Weigang

Integrantes:

Antonio Carlos de Arruda Junior

Vitor Fillincowsky Ribeiro

Cícero Roberto Ferreira de Almeida

Leonardo Cruciol

Deborah Mendes

Lucas Pessoa Rosa

Financiador:

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

Sistema de Gestão de Partidas em Aeroportos - SIGEPA

Descrição: O projeto faz parte de Encomenda Vertical de Pesquisa pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e foi aprovado pelo FINEP com convenente: FUNDAÇÃO APLICAÇÕES DE TECNOLOGIAS CRÍTICAS ATECH/SP e executores: ATECH/SP e FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASILIA FUB/DF. Em anexo, são documentos como convênio padrão da FINEP (vai ser assinado pelos representantes de ATECH e FUB).

Situação: Concluído, 2011 - 2013;

Natureza: Projeto de Pesquisa, FINEP.

Coordenador: Li Weigang

Integrantes:

Alba Cristina Magalhães Alves de Melo

Antonio M. F. Crespo

Vitor Fillincowsky Ribeiro

Cícero Roberto Ferreira de Almeida

Leonardo Cruciol

Lucas Pessoa Rosa

Financiador:Financiadora de Estudos Projetos Finep - Auxílio financeiro.

- Módulo de Avaliação e Apoio à Decisão (MAAD): Ferramenta Computacional Aplicada no Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo

Descrição:O objetivo é auxiliar os gerentes de fluxo de tráfego aéreo que trabalham no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea Brasileira - CGNA, de maneira que, para as medidas de controle de fluxo tomadas, em função do congestionamento do tráfego aéreo, os impactos sejam minimizados nos diversos setores do cenário aéreo. O sistema proposto, utilizando técnicas de Inteligência Artificial e desenvolvido sob a metodologia Human-Computer Interaction (HCI), tem aplicação na área de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM)..

Situação: Concluído, 2009 - 2011;

Natureza: Pesquisa, Edital Universal CNPq/UnB, proc. 4739462009-2.

Coordenador: Li Weigang

Antonio Carlos de Arruda Junior

Antonio Marcio Ferreira Crespo

Victor Rafael Rezende Celestino

Cícero Roberto Ferreira de Almeida

Alessandro Ferreira Leite - Integrante.

Financiador(es):Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico – CNPq.