IT Forum for ATM - SITRAER 2016

                  UnBUniversity of Brasilia (UnB)
  Campus Universitário Darcy Ribeiro 
Asa Norte, 70910-900 - Brasilia, DF – Brazil
 

IT Forum for ATM - SITRAER 2016, Sao Luis, Brazil

24-26 October 2016  / Sao Luis

Information Technology Forum for Air Traffic Management (IT Forum for ATM) is a regular annual meeting (in its 9th edition of this year) with the participation of the scholars and professionals interested in the application of Information Technology and Computation Theory in Air Traffic Management issues. The IT Forum for ATM in this year will focus on the System Wide Information Management (SWIM) and be held during the XV SITRAER, São Luís, October 24-26, 2016, with the participation of  scholars from academic community from IFMA, ITA, USP, UnB and other universities. The professionals from DECEA (SDOP, ICEA, ICA), Atech and Boeing Technology and others with expertise in industry will also be invited. The experts will make the presentations (20+5 minutes for every one) on the latest developments in the area associated with DECEA’s CNS/ATM programs, especially in SWIM. It will also have 30 minutes for discussion with all the XV SITRAER participants.

 

 

Program

02:10 p.m.

IT Forum for ATM / SITRAER 

Initial study of SWIM for Brazilian scenario by UnB – Prof. Dr. Li Weigang – UnB

02:35 p.m.

RPAS Concept Operations and Safety/Security Impact Research – The Inspection Flight ICEA Study Case Ten Cel Av Alexandre Barreto – ICEA/DECEA

3:00 p.m.

Air Traffic Control Challenges – Prof. Dr. João Batista Camargo Júnior - GAS/POLI, USP

3:25 p.m.

AIXM Study in ICA – Maj Eng Cristiane de Barros Pereira - ICA/DECEA

3:50 p.m.

TOPIC WILL BE DEFINED - Prof. Dr. Carlos Muller - ITA

4:15 p.m.

Coffee Break

4:30 p.m.

SWIM Concepts by ICAO – Ten Cel Av Antonio Crespo – SDOP/DECEA

4:55 p.m.

SWIM developments and the European Case – Mr. Jose Fregnani/Dr. Italo Oliveira -  Boeing Brazil

5:20 p.m.

SWIM and the Industry at Mini-Global II demonstrations – Dr. Eric Conrado de Souza -  ATECH

5:45 p.m.

Keynote: Challenges for Traffic Automation in Corridors – Prof. Dr. Felix Mora Camino – ENAC - France

6:30 p.m.

Discussion

7:00 p.m.

Welcome Cocktail in Luzeiros Hotel

Website of SITRAER:  http://sbtasitraer.wixsite.com/sbta/xv-sitraer

2016, Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo – SBTA.

 


SITRAER Abertura 2016 S 

 SITRAER Forum 2016 S L

 

CV of the experts:

 

Ten Cel Av Antonio Marcio Ferreira Crespo

Graduação em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea (1994). Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Especialização em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2004). Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília (2010). É Militar da ativa das Forças Armadas - Comando da Aeronáutica. Desenvolveu trabalhos nas áreas de Sociologia e Ciência Política, com ênfase em indicadores sociais, Engenharia Eletrônica, com ênfase em sistemas irradiantes aplicados a dispositivos militares, e em Gerenciamento de Tráfego Aéreo e de Segurança Operacional (Safety). Atuou como Secretário Executivo da Comissão de Preparação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro para a Copa 2014 e como membro do Comitê de Operações Especiais da Secretaria de Aviação Civil (Presidência da República). Atualmente é membro da Comissão de Navegação Aérea da Organização da Aviação Civil Internacional (ANC-OACI) e aluno de Doutorado no Concordia Institute for Information Systems Engineering (CIISE - Concordia University).

Ten Cel Av Alexandre Barreto – ICEA/DECEA

Dr. Alexandre de Barros Barreto é oficial da Força Aérea Brasileira, onde atualmente ocupa o cargo de Sub-Diretor de Pesquisa do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA). Tem sua pesquisa focada na Mensuração do Impacto Cibernético em Infraestrutura Críticas, bem como na implantação de ambientes de simulação com sistemas reais de Comando e Controle (C2). Possui mais de 15 anos de experiência na gestão de infraestruturas críticas, onde destacasse a gestão da infraestrutura de TI do CINDACTA IV e CENSIPAM, bem como no desenvolvimento de simuladores de tráfego aéreo no ICEA. É Pesquisador Associado na George Mason University - EUA, onde colabora para o desenvolvimento do C2 Collaborative Research Testbed. Atualmente está desenvolvendo para o Departamento de Controle do Espaço Aéreo um framework que permite a avaliação em tempo real do do impacto cibernético na missão de controle de tráfego aéreo e defesa aérea, chamado de projeto SALOMÃO. Também está desenvolvendo em parcerias com universidades no Brasil e exterior um Testbed para área de tráfego aéreo, cujo objetivo é permitir que novos protocolos sejam testados antes de serem implementados no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro.

Prof. Dr. Carlos Muller

Possui graduação em Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1977), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Transportation Engineering - University of California (1987). Atualmente é Professor Titular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento e Organização do Sistema de Transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento e Operação de Aeroportos, Simulação, Terminal de Passageiros e Transporte Aéreo.

Prof. Dr. João Batista Campo Jr.

Possui mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1996). Em 2002 realizou sua Livre Docência em Análise de Risco de Sistemas Computacionais de Aplicação Crítica passando a ser Professor Associado da Universidade de São Paulo. Atualmente é editor chefe do Journal of the Brazilian Air Transportation Research Society; e foi vice presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo - SBTA entre 2004 e 2006. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Confiabilidade e Segurança de Sistemas Computacionais,atuando principalmente no seguintes temas: análise de risco, confiabilidade, disponibilidade, segurança (safety), tolerância a falhas e certificação de sistemas críticos.

Prof. Dr. Li Weigang

Possui Doutor em Ciência pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica - ITA (1994), e realizou os estágios de pesquisa de pós-doutorado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais - INPE (1994-97) e pela University of Calgary, Canadá (2001-2). Atualmente é Professor Titular e coordenador do Laboratório de Modelo Computacional para Transporte Aéreo (TransLab.unb.br) da Universidade de Brasília - UnB (1997 - ). Ele coordenou e/ou participou vários projetos apoiados pelas Fundações de Fomento como CAPES, CNPq, FINEP e FAPESP, também com a coordenação dos projetos de cooperação entre Boeing Company e UnB. Ele contribui e participa como Editor Associado da revista TRANSPORTES da ANPET. Foi coordenador do programa de pós-graduação em Informática da UnB (2003-06 e 2008-09) e orientou mais de 60 alunos de graduação e pós-graduação. Ele foi coordenador geral do Simpósio de Pesquisa em Transporte Aéreo Brasileiro (SITRAER 2006, 2012) e do Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (BraSNAM 2014, 15). Ele participou do comitê científico de eventos ATT, IEEE ITSC, WEBIST, KMO, SBIA, ENAC, BRACIS, BraSNAM e SITRAER etc. As linhas de pesquisa dele são: Modelagem Computacional para Gerenciamento de Trafego Aéreo (ATM/CDM) e Inteligência Artificial (Data Mining e Web Inteligência).

Mr. José Alexandre Tavares Guerreiro Fregnani

Possui graduação em Engenharia Mecânica - Ênfase Energia e Fluidos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1993) e mestrado em Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2007). Tem mais de 20 anos de experiência de trabalho na área Operaçõesde Voo em diversas  empresas aéraes e fabricantes de aeronaves, na função de Engenheiro de Operações de Vôo e Piloto de Linha Aérea, tendo se especializado nas seguintes áreas: desempenho de aeronaves (alta e baixa velocidade), projeto e testes de procedimentos operacionais, algoritmos de otimização multidisciplinar e Gestão de Tráfego Aéreo (ATM). Atualmente é Coordenador de Pesquisa Sênior na Boeing Pesquisa e Tecnologia – Brasil, trabalhando com projetos relacionados a Ciências de Voo, Eficiência Operacional e Espaço Aéreo.

Dr. Ítalo Romani de Oliveira

Possui doutorado (2007) e mestrado (2003) em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e graduação em Ciência da Computação (1998) pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. É membro fundador da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo e pesquisador - na The Boeing Company, em São Jose dos Campos, atuando na área de sistemas aeronáuticos. Tem experiência nas áreas de confiabiliadade e segurança crítica de sistemas computacionais, realizando análises baseadas em modelos de simulação, métodos formais e outras técnicas de engenharia de software.

Dr. Eric Conrado de Souza

Engenheiro Mecatrônico pela POLI/USP em 2001, Mestre e Doutor em Eng. Mecânica (ênfase em Dinâmica e Controle) em 2003 e 2008, respectivamente. Atividades de pós-doutoramento no Dept. de Eng. Mecânica entre 2008 e 2009. Atuou como Professor Assistente e Adjunto na FEI/SBC entre 2009 e 2012, como membro docente da graduação em Eng. Mecânica e do programa de mestrado em Eng. Mecânica. Desenvolvedor na Atech S/A desde 2013, atua em projetos envolvendo o desenvolvimento e pesquisa de modelos de sistemas dinâmicos como o voo de aeronaves, simuladores de combate e modelagem de componentes de sistemas e software.

Prof. Dr. Felix Mora Camino – ENAC - France

As áreas de ensino do Professor felix Mora-Camino são as de programação matematica, simulação, otimização e filtragem, desenho de sistemas avionicos e operação do transporte aéreo. A area de pesquisa do professor Felix Mora-Camino é a de sistemas complexos, tambem chamada de cibernética. Logo depois do seu primeiro doutorado, o professor Felix Mora-Camino foi mandado pela Cooperação Francesa para atuar na area de Analyse de Systèmes na COPPE/UFRJ. A area cuberta é pluridisciplinar e abrange as ferramentas computacionais, os modelos matemáticos e as tecnicas de tomada de decisão aplicadas a sistemas complexos, sejam estes de natureza tecnica (sistemas de contrôle e monitoração) ou de natureza socio-economica (planejamento e operação de sistemas de transporte). Isso tem conduzido o professor Felix Mora-Camino a interagir com equipes de pesquisa em areas diferentes como : Matematica Aplicada , Engenharia Computacional, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Aeronaútica, Engenharia Industrial e Engenharia de Transportes. Isso explica tambem sua longa colaboração com centros de pesquisa como a COPPE/UFRJ e o LAAS du CNRS (Toulouse), onde estas disciplinas se encontram desenvolvidas de forma integrada. O professor Felix Mora-Camino tem por objetivo de contribuir ao desenho ou ao aprimoramento de novas ferramentas de analise, modelagem e tomada de decisão , tais como a programação geometrica, a programação dinámica, a programação bi-nivel, a modelagem fuzzy, o contrôle fuzzy, a programação fuzzy, as redes neurais, as heuristicas e metaheuristicas, o contrôle não linear, a platitude diferencial, e à aplicação destas en areas diversas tais como a otimização da operação de sistemas energeticos, de sistemas de transporte, de sistemas de irrigação, o desenho de sistemas de bordo para aeronaves (pilotagem automatico, guidagem e navegação, monitoração e gerência do voo), o contrôle do tráfego urbano, a organização e o contrôle do tráfego aéreo.